Introdução ao estudo do século XX e início do XXI




http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/imagens/re_seculo_20_2.jpg


O século XX foi o período de cem anos iniciado em 1 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000 que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX também foi largamente apelidado de "Século Sangrento". Século Sangrento foi um “apelido” dado por países da Europa e Ásia ao século XX (1901-2000). Essa denominação deve aos inúmeros massacres e derramamentos de sangue acontecidos neste século, tais como as duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria, Guerra do Golfo e Guerra do Vietnã, dentre outros. Há quem se acredita que o século XXI possa também ser chamado de um novo "século sangrento", em decorrência de se poder acontecer uma terceira Guerra Mundial.
Para o historiador Eric J. Hobsbawm, o século XX não se inicia em 1900, e sim em 14 anos depois, com a deflagração da Primeira guerra Mundial. Seu marco final também não seria o ano 2000, mas 1991, quando o mundo viu ruir a URSS. Por isso, Hobsbawm o denomina breve século XX.
De acordo com essa definição, até a eclosão da Primeira Guerra mundial, prevaleceram no mundo ocidental elementos típicos do século XIX, como as disputas imperialistas e a corrida armamentista.
Somente a partir do conflito teria se iniciado um período novo na Historia, com eventos e processos relativamente distintos daqueles de outras épocas da idade contemporânea.
O curto século XX teve suas características básicas centradas nas lutas sócias, que surgiram do sistema capitalista. Tentativas de superação agravaram sucessivas crises econômicas.
Outro fator importante e marcante no século XX foram as guerras. Elas foram quase interruptas durante o século, eram motivadas por varias razões diferentes e muitas delas envolviam praticamente todo o planeta.
Historiadores estimaram um total de 187 milhões de mortes associadas às guerras que foram ocorridas no século XX.
Período que foi marcado pela divisão do mundo em dois blocos político-econômicos distintos: o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista liderado pela URSS. A luta entre esses dois blocos ficou conhecida como Guerra fria.
Foi no fim da Guerra fria que começou um novo momento devido à expansão do capitalismo surgiu à globalização.
Afirmo também que no século XX ocorreram grandes transformações culturais devido à urbanização, um crescimento populacional, exclusão social, um desenvolvimento da tecnologia com o surgimento da internet e da comunicação, dando assim o início de uma nova era.
O capitalismo se tornou o apogeu da evolução da humanidade, com o colapso da URRS e o termino da Guerra Fria.
Ressalto que no século XX ocorreram muitas lutas e conquistas de segmentos sociais, a saber:
Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Direitos Civis da comunidade negra norte- americana;
As leis trabalhistas;
Direito do voto feminino;
Dentre outras. Tendo o desfio de formar uma sociedade mais justa capaz de incluir a todos com ampliação da cidadania.
Não podemos esquecer que o século XXI, teve um inicio conturbado com diversos desastres: guerras, crises, desigualdades sócias, bombas atômicas.
De forma alguma começou de forma diferente. Inicio de 2009 uma forte crise econômica cresce no mundo, com raízes norte-americanas. A crise se espalha pela Europa, Ásia e por toda a America afetando toda a economia global.
Com o fim do século XX e o inicio do século XXi fica claro que geraram grandes acontecimentos para a construção da nossa realidade.





(Representando a crise financeira mundial)

ROTEIRO


Conceito:
O século XX e o início do século XXI é o começo de uma nova Era com muitas lutas e conquistas.

Causas:
Este período foi marcado por muitas lutas, guerra, crise econômica financeira gerando uma grande desigualdade social. Também afirmo que houve muitas conquistas como: A cidadania tornando uma sociedade mais justa, propondo maneiras para universalizar à igualdade de direitos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, as leis trabalhistas, direito do voto feminino, a globalização o aparecimento da internet, entre outras.

Características:
Considero que a característica básica é a concentração nas lutas sociais surgido do sistema capitalista.

Bibliografia:
Livros didáticos,
Internet,
Barça online,
Dicionário

5 comentários:

FC Debby Ryan disse...

que bom eu vou estudar um desses obrigado!

vou curti avida para nao ser curtida!!!!!!!!!! disse...

a explicaçao esta otimaaaaaaaaaa adorei esse trabalho e eu quero que continue assim as explicaçao

vou curti avida para nao ser curtida!!!!!!!!!! disse...

eu achei muito interresante esses seculos porque as guerras sao muitos diferentes de antigamente se ainda existe guerra hoje.

Siks disse...

Muito bem, esse texto esta otimo.
Parabens!!

Unknown disse...

Parabéns me ajudou muito com o trabalho da minha escola, acho q agora já
tenho 2 pontos garantidos

Postar um comentário