Introdução ao estudo do século XX e início   do XXI

O século XX foi o período de cem anos iniciado em 1 de janeiro   de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000 que se notabilizou pelos   inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e  reviravoltas  em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser  descritos como a  "época dos grandes massacres", já que nunca se matou  tanto como nos  conflitos ocorridos no período. Em muitos países da  Europa e da Ásia, o  século XX também foi largamente apelidado de  "Século Sangrento". Século  Sangrento foi um “apelido” dado por países  da Europa e Ásia ao século XX  (1901-2000). Essa denominação deve aos  inúmeros massacres e  derramamentos de sangue acontecidos neste século,  tais como as duas  Guerras Mundiais, a Guerra Fria, Guerra do Golfo e  Guerra do Vietnã,  dentre outros. Há quem se acredita que o século XXI  possa também ser  chamado de um novo "século sangrento", em decorrência  de se poder  acontecer uma terceira Guerra Mundial.
Para o historiador Eric J. Hobsbawm, o  século XX não se inicia  em 1900, e sim em 14 anos depois, com a  deflagração da Primeira guerra  Mundial. Seu marco final também não  seria o ano 2000, mas 1991, quando o  mundo viu ruir a URSS. Por isso,  Hobsbawm o denomina breve século XX.
De acordo com essa definição, até a eclosão  da Primeira Guerra  mundial, prevaleceram no mundo ocidental elementos  típicos do século  XIX, como as disputas imperialistas e a corrida  armamentista. 
Somente a partir do  conflito teria se  iniciado um período novo na Historia, com eventos e  processos  relativamente distintos daqueles de outras épocas da idade   contemporânea.
 O curto século XX   teve suas características básicas centradas nas lutas sócias, que   surgiram do sistema capitalista. Tentativas de superação agravaram   sucessivas crises econômicas.
Outro   fator importante e marcante no século XX foram as guerras. Elas foram   quase interruptas durante o século, eram motivadas por varias razões   diferentes e muitas delas envolviam praticamente todo o planeta. 
Historiadores estimaram um total de 187   milhões de mortes associadas às guerras que foram ocorridas no século   XX.
Período que foi marcado pela   divisão do mundo em dois blocos político-econômicos distintos: o bloco   capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e o socialista liderado pela   URSS. A luta entre esses dois blocos ficou conhecida como Guerra fria.
Foi no fim da Guerra fria que começou um   novo momento devido à expansão do capitalismo surgiu à globalização. 
Afirmo também que no século XX ocorreram   grandes transformações culturais devido à urbanização, um crescimento   populacional, exclusão social, um desenvolvimento da tecnologia com o   surgimento da internet e da comunicação, dando assim o início de uma   nova era.
O capitalismo se tornou o   apogeu da evolução da humanidade, com o colapso da URRS e o termino da   Guerra Fria.
Ressalto que no   século XX ocorreram muitas lutas e conquistas de segmentos sociais, a   saber:
Declaração Universal dos   Direitos Humanos;
 Direitos Civis   da comunidade negra norte- americana;
As leis trabalhistas;
Direito   do voto feminino;
Dentre outras.   Tendo o desfio de formar uma sociedade mais justa capaz de incluir a   todos com ampliação da cidadania.
                           Não podemos esquecer que o século XXI, teve um   inicio conturbado com diversos desastres: guerras, crises,  desigualdades  sócias, bombas atômicas. 
De  forma alguma começou de forma diferente. Inicio de 2009 uma  forte crise  econômica cresce no mundo, com raízes norte-americanas. A  crise se  espalha pela Europa, Ásia e por toda a America afetando toda a  economia  global.
Com o fim do  século XX e o  inicio do século XXi fica claro que geraram grandes  acontecimentos para  a construção da nossa realidade.
(Representando  a crise financeira mundial) 
                                               ROTEIRO
• Conceito:
O século XX e o início do século XXI é o  começo de uma nova  Era com muitas lutas e conquistas.
• Causas:
Este período foi marcado por muitas lutas,  guerra, crise  econômica financeira gerando uma grande desigualdade  social. Também  afirmo que houve muitas conquistas como: A cidadania  tornando uma  sociedade mais justa, propondo maneiras para universalizar  à igualdade  de direitos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos,  as leis  trabalhistas, direito do voto feminino, a globalização o  aparecimento da  internet, entre outras. 
• Características:
Considero que a característica básica é a   concentração nas lutas sociais surgido do sistema capitalista.
• Bibliografia:
Livros didáticos,
Internet,
      Barça online,
         Dicionário  
5 comentários:
que bom eu vou estudar um desses obrigado!
a explicaçao esta otimaaaaaaaaaa adorei esse trabalho e eu quero que continue assim as explicaçao
eu achei muito interresante esses seculos porque as guerras sao muitos diferentes de antigamente se ainda existe guerra hoje.
Muito bem, esse texto esta otimo.
Parabens!!
Parabéns me ajudou muito com o trabalho da minha escola, acho q agora já
tenho 2 pontos garantidos
Postar um comentário