O fim do Bloco Soviético

http://1.bp.blogspot.com/_zfycQnCrSoA/SHJn32ShqSI/AAAAAAAACJs/ERTpvq_BrMk/s400/primavera%2Bpraga_small.jpg

A política de distensão

Nos anos de 1970 governantes dos estados unidos ,união soviético retomaram a política de reaproximação com o acordo internacionalmente denominado DÉTENTE(distensão) mas o que predominou foi a continua corrida armamentista .

O presidente seguinte de Richard Nixon deu continuidade aos acordos de detenção com os soviético com a assinatura do tratado salt 2

O governo de Gorbatchev

Com a norte de Gorbatchev o comando político foi assumindo por governantes breves que necessitavam reformulações profundas na estrutura do estado soviético

Quando Gorbatchev assumiu o comando em 1985 o descompasso era evidente em razão do crescimento econômico e tecnológico.

Países como Estados Unidos ,Japão e Alemanha efetivava-se uma dinâmica produtiva de altas tecnologia ,na eletrônica ,na biotecnologia ,na química fina.

Este momento chamado como 3 revolução industrial exigia alto volume de capitais para intensas pesquisas ,rapidez e dinamismo,com isso em 1980 as grades potencias capitalistas viviam situação bem diferente da lentidão burocrática do regime soviético.

A situação soviética resultava de muitos motivos internos ou externos 2 exemplos dentre os externos :

  • Desenvolvimento rápido de países capitalistas passando a liderar a produtividade em todas as áreas.
  • Pressões internacionais pelo fim da restrições políticas impostos a população .

No plano interno, Gorbatchev estabeleceu o fim do regime de partido único o que provocou o surgimento de novas agremiações .

Essa atitude gerava descotetamento para o governo do líder Gorbatchev nesse embate formarão-se duas poderosas facções políticas :os conservadores,contrario as mudanças defendidas por Gorbatchev ; e os ultra-reformistas , defensores da aceleração da perestroika .

MUDANÇAS NO LESTE EUROPEU

A perestroika e a glasnost associadas a aproximação com os países capitalista produzirão a desagregação dos regimes socialistas estabelecidos no leste europeu.

O símbolo maior desse movimento foi a derrubada do muro de Berlim em 1980,reunificação da Alemanha .

Em junho de 1991 Berlim volta a ser capital de toda a Alemanha

O fim da união soviética

A as reformas de Gorbatchev e as mudanças do leste europeu promoverão intensos debates em todo o mundo .

Internamente .,crise na união soviética o desequilíbrios entre a produção e as necessidades de consumo a população , isso ampliava a crise.

E m agosto do mesmo ano os conservadores tentaram um golpe de estado para derrubar Gorbatchev por sua vês , perdendo prestigio foi obrigado a dissrver o partido comunista acusado de ligação com os golpistas.

Em dezembro de 1991 enfraquecido e pressionado Gorbatchov declarou a autonomia das republicas,acabando coma união soviética

2 comentários:

victoria disse...

nao entedi foi nada e eu preciso disso para o dia 01/06/2012.

Unknown disse...

ta muit mal organizado isso, nao dar pr entender direito

Postar um comentário