O Brasil e a globalização


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEit8DLIEpr9ib1FlWNd3gzwVBdpGCArn87WTOrgxRKWR-9C37-FqynCg9NUgCNf7siCjZYA2j8wMfGVXnWgNeM2AvG-NOgxnDiCkRwn28UXp0gsG11JGHkn_wZRvJZnBWWMp-zxb1Mkqw4v/s320/globalizacao.jpg


O Brasil e a globalização

O governo de José Sarney foi o primeiro depois da ditadura militar. Nele, consolidou-se o processo de redemocratização dos pais, que assegurou à maioria da população direito de participar da vida política nacional. Ficou restabelecida a garantia de amplas liberdades sindicais e convocada a Assembléia Nacional Constituinte, encarregada de elaborar uma nova carta constitucional. Com essa carta, em 1988, também foi garantido o direito de voto aos analfabetos.

Na constituição de 1988 destacaram-se: garantia de direitos políticos e sociais; aumento da assistência aos trabalhadores; ampliação das atribuições do pode legislativo, com conseqüente limitação do executivo; mandato presidencial de cinco anos; igualdade perante a lei sem distinções de qualquer espécie; coordenação de praticas discriminatórias, estabelecendo o racismo como crime inafiançável.

Para reverter o quadro inflacionário o governo com o apoio da sociedade colocou em pratica o plano cruzado tirando o cruzeiro e colocando o cruzado como a moeda do país. No governo Sarney tiveram varias outras tentativas e as colocaram em pratica como o plano cruzado II, o plano Bresser e o plano verão.

Final de 1989 realizaram-se a primeira eleição direta para presidente apos o golpe militar e o candidato Fernando Collor ganho .
Fernando Collor de
Mello apresentou-se como caçador de marajás, denominação dada a corruptos q se fartavam com o dinheiro publico e designava da população pobre.
O cruzeiro volto a ser a moeda nacional, os preços e salários foram congelados e, na mais polemica de todas as medidas, as contas correntes, aplicações bancárias e poupanças superiores a Cr50 000,00 foram bloqueados durante 18 meses.

Depois do curto sucesso das primeiras messes, a administração Collor passou por crises profundas. A impopularidade do presidente cresceu a taxa de inflação superior a 20% ao mês dava sinais preocupantes de subida.

Em 29 de setembro de 19992, a câmera dos deputados aprovou a abertura do processo de impeachment, em três de outubro, Collor foi afastado da presidência após serias acusações do irmão Pedro Collor. Quem assumiu a presidência foi o vice Itamar franco.
O governo de Itamar franco manteve as privatizações, as dificuldades econômicas continuaram e para definir a forma e o sistema de governo realizou-se o plebiscito.

Em 1993 FHC assume o ministério da fazenda, e já em 1994 ele deixa o mesmo e candidata-se a presidência contra seu principal opositor Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique ganha no 1° turno.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente reeleito do Brasil, criou programa de privatização do Vale do rio doce, setores de energia e telecomunicações, entre outros.
O Brasil dava inicio ao bloco regional do MERCOSUL, formado também por Argentina, Uruguai e Paraguai.

As principais iniciativas do Brasil para atrair o capital estrangeiro foi fazer mudanças na área de subsídios e incentivos. Com essa política, as empresas transnacionais ampliaram sua atuação no mercado brasileiro nos anos de 1990 e obtiveram um faturamento cada vez maior.
Fernando Henrique Cardoso buscou fazer o seu sucesso ao apoiar a candidatura de José Serra, um dos fundadores do PSDB e Ministro da Saúde durante a boa parte do governo FHC. Na oposição, concorreu pela quarta vez à presidência da republica o candidato do PT, Luis Inácio Lula da Silva. Lula venceu no 2° turno com 61% dos votos.

O governo Lula, não adotou medidas grandiosas ou de choque, buscando ganhar progressivamente a confiança dos agentes econômicos nacionais e internacionais. Dessa forma, em linhas gerais, foi preservada a política econômica do período final de FHC, mantendo o combate a inflação por meio de altas taxas de juros, estimulou às exportações e contenção generalizada de despesas para atender os custos da imensa dívida interna e externa.
Na exportação, o governo lula conseguiu bater sucessivos recordes, ampliando bastante o saldo positivo da balança comercial, tendência iniciada com a desvalorização do real em 99. Contudo, o crescimento econômico nacional não foi ainda maior em decorrência principalmente de juros elevados.

Na política social, um projeto de forte repercussão do governo foi o Bolsa-Família, baseado na transferência direta de recursos para famílias de baixa ou nenhuma renda, mais de 10 milhões de famílias eram atendidas.

Antes das eleições presidenciais de 1006, o governo lula viu-se envolvido em uma sucessão de escândalos, acusações de corrupção, CPIs e queda de nomes importantes do governo e partidos aliados, mesmo assim lula foi reeleito presidente, vencendo seu principal oponente Geraldo Alkimin.

O segundo mandato de lula teve início em 2007, o presidente buscou formar uma ampla coalizão de apoio ao seu governo, aliando-se principalmente ao segundo partido mais votado nas eleições para a câmera dos deputados, o PMDB, e lançou um projeto de dinamização econômica, denominada de Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A continuação de uma política econômica simpática aos agentes internacionais, o pagamento dos compromissos da divida externa e uma conjunta internacional financeira estável que trouxeram credibilidade ao seu governo e conseqüentes investimentos na economia brasileira. Contudo, alem do crescimento limitado, com resultados bastante aquém do que era necessário para reverter o quadro de dificuldades sociais e econômicas da população.

0 comentários:

Postar um comentário