A Segunda Guerra e a queda de Vargas



O Avanço do Eixo(1939-1941)

O início da guerra caracterizou-se pela rápida ofensiva nazista. Em 1939,os exércitos alemães submeteram a Polônia. No ano de seguinte teve início um guerra-relâmpago(Blit-zkrieg)m, com ataque em massa contraq o inimigo, usando tanques e força aérea(Lufwaffe). Aos bombardeios arrasadores seguia-se a ocupação dos blindados.
O avanço alemão foi fulminante, tendo sido ocupadas a Dinamarca, a Noruega, a Holanda e a Bégica.
O alvo seguinte das forças nazistas foi a Inglaterra, onde se travou um verdadeiro duelo aéreo entre a Lufwaffe, força aérea nazista, e a RAF(Royal Air Force), força aérea inglesa.
Em 1941, a guerra ampliou-se. Em junho, em busca de minérios, petróleo e cereais, o governo de Hitler pôs em prática o Plano Barba Ruinva: rompeu o Pacto Germânico-Soviético e invadiu a União Soviética sem declarar guerra.

A Vitória dos Aliados

Contidos em Moscou, os alemães foram pressionados a recuar. A grande batalha entre alemães e soviéticos ocorreu em Stalingrado, União Soviética. Dái em diante, a partir de 1942, os soviéticos expulsaram os invasores e avançaram em direção ao Ocidente. Nascia a primeira frente aliada contra a Alemanha na Europa. Apesar dos apelos de Stalin, os soviéticos teveram de enfrentar sozinhos os inimigos nessa região.
Em julho de 1943, os Aliados chegaram à Italia e abriram a segunda frente aliada contra a Alemanha na Europa. A Itália rendeu-se em setembro, apesar de a luta continuar no norte do país. Em junho de 1944, os Aliados desembarcaram na Normandia, norte da França, acontecimento que ficou conhecido como Dia D, iniciando a terceira frente de avanço sobre a Alemanha.
Em agosto de 1944, Paris foi libertada. No final do ano, as três aliadas marcharam sobre a Alemanha, alcançando Berlim em abrilde 1945. Em 7de maio, os nazistas fizeram a rendição final.

A queda de Vargas

A participação do Brasil na luta contra os regimes ditatoriais criou uma contradição que acabou por enfraquecer as bases do Estado Novo. Os brasileiros lutavam contra os nazifascistas, enquanto mantinham um regime ditatorial. A oposição à ditadura de Vargas, que mesmo antes da entrada na guerra se fortalecia, ganhou espaço, com a realização de diversas manifestações.
Em outubro de 1943, políticos e empresários de Minas Gerais publicaram o Manifesto dos Mineiros, no qual exigiam a democratização dos país. Pouco depois, Vargas estabeleceu a data para a realização de eleições gerais: de de dezembro de 1945. Lançaram assim um movimento de apoio ao presidente que recebeu o nome de Queremismo, pois seu lema era Queremos Getúlio. Era encorajado pelo próprio Vargas e apoiado pelo Partido Comunista do Brasil. Isso porque o PCB acreditava que Vargas era capaz de consolidar o capitalismo no país, condição considerada necessária para o desenvolvimento da revolução social. O apoio dos comunistas a Vargas causou estranheza em muitos simpatizantes do partido.

Os acordos do final da guerra

Na Conferência de Yalta, em fevereiro de 1945, na União Soviética, estavam presentes o presidente Roosevelt(Estados Unidos), o primeiro-ministro Churcill(Inglaterra) e o líder soviético Stalin(União Soviética). Ali definiram a partilha mundial, cabendo à União Soviética o predomínio sobre o leste europeu. Da União Soviética até a Polônia, todos os estados, anteriormente sob o domínio alemão, passaram para a hegemonia soviética. Esse acordo permitiu a Stalin impor a povos e países da região regimes comunistas.

0 comentários:

Postar um comentário